sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Início de aulas

Notícias de Ourém 17.09.2009

A escola da Freixianda, como as outras, iniciou as aulas. Com a nova direcção vieram algumas diferenças. Há uma que não posso deixar de destacar. Pela primeira vez desde que a escola funciona, inaugurada em 1991, há turmas a iniciar as actividades a meio da manhã uma vez por semana. Até agora, atendendo ao horário de transportes, todos os alunos iniciavam às 8:15h. Desde a chegada do primeiro autocarro até ao início das aulas nunca passava mais de uma hora, para os alunos não andarem pela escola ou pela vila sem ocupação quase duas horas. Agora uns começam, outros não.

É evidente que esta inovação nos horários (que passa também por, em alguns dias, reduzir a hora de almoço para apenas 50 minutos, e terminar as aulas a meio do turno da tarde) só traz inconvenientes. Mas é tudo uma questão estilo e de orientação.

A verdade é que a escola não passou a ter mais alunos, nem mais turmas, nem mais actividades. As salas não estão mais sobrecarregadas do que em anos anteriores. Não há nenhuma razão técnica para que a arrumação dos horários não seja melhorada. Horários bem organizados só trazem vantagens.

Com tanta insistência nos planos da Gripe A, parece que outros aspectos foram tratados com menor atenção. No interesse dos alunos, era bom que também este assunto merecesse um pouco mais de esforço por parte da equipa que a Direcção Regional de Educação impôs à escola.

Já que o Conselho Executivo anterior foi considerado incapaz de dirigir o Agrupamento, já que entre os professores da escola ninguém foi considerado competente para a tarefa, já que o governo e as próprias estruturas partidárias do PS se empenharam tanto para escolher uma equipa fora de série, não será pedir demais que as condições de trabalho dos alunos melhorem significativamente.

A qualidade de vida pode começar nas pequenas coisas. A não ser que os objectivos afinal fossem outros.

João Filipe Oliveira
Candidato do PCP-PEV