sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Início de aulas

Notícias de Ourém 17.09.2009

A escola da Freixianda, como as outras, iniciou as aulas. Com a nova direcção vieram algumas diferenças. Há uma que não posso deixar de destacar. Pela primeira vez desde que a escola funciona, inaugurada em 1991, há turmas a iniciar as actividades a meio da manhã uma vez por semana. Até agora, atendendo ao horário de transportes, todos os alunos iniciavam às 8:15h. Desde a chegada do primeiro autocarro até ao início das aulas nunca passava mais de uma hora, para os alunos não andarem pela escola ou pela vila sem ocupação quase duas horas. Agora uns começam, outros não.

É evidente que esta inovação nos horários (que passa também por, em alguns dias, reduzir a hora de almoço para apenas 50 minutos, e terminar as aulas a meio do turno da tarde) só traz inconvenientes. Mas é tudo uma questão estilo e de orientação.

A verdade é que a escola não passou a ter mais alunos, nem mais turmas, nem mais actividades. As salas não estão mais sobrecarregadas do que em anos anteriores. Não há nenhuma razão técnica para que a arrumação dos horários não seja melhorada. Horários bem organizados só trazem vantagens.

Com tanta insistência nos planos da Gripe A, parece que outros aspectos foram tratados com menor atenção. No interesse dos alunos, era bom que também este assunto merecesse um pouco mais de esforço por parte da equipa que a Direcção Regional de Educação impôs à escola.

Já que o Conselho Executivo anterior foi considerado incapaz de dirigir o Agrupamento, já que entre os professores da escola ninguém foi considerado competente para a tarefa, já que o governo e as próprias estruturas partidárias do PS se empenharam tanto para escolher uma equipa fora de série, não será pedir demais que as condições de trabalho dos alunos melhorem significativamente.

A qualidade de vida pode começar nas pequenas coisas. A não ser que os objectivos afinal fossem outros.

João Filipe Oliveira
Candidato do PCP-PEV

18 comentários:

maria mar disse...

Olá Joao
Equipa de horarios, nao foi criada?
Cumps

Unknown disse...

Equipa de horários? Há cá cada conceito mais exótico! Eles lá não conhecem isso. A equipa de horários é o Hugo Cristóvão, o tal da concelhia do PS de Tomar.

Lá ainda estão da fase de pensar que o calendário das reuniões de avaliação é feito em Departamento Curricular. ;-)

Há sempre nas reuniões de Pedagógico um momento de perplexidade, em que as pessoas primeiro pensam que não ouviram bem. Depois alguém manifesta a estranheza e assiste-se a uma pirueta da senhora presidente.

O PS pode limpar as mãos à parede com a escolha desta equipa. Salva-se o marketing. Na gestão das aparências são exímios.

maria mar disse...

Olá João
As situações de carácter pedagógico devem ser tratadas no local próprio, isto é, em sede de Cons. Pedag, considerando que o mesmo é directamente responsável pela emissão de pareceres pedagógicos e vigilância do cumprimento dos mesmos, no âmbito da promoção do sucesso educativo do Agrupamento. Dado que aí têm assento todos os representantes dos departamentos curriculares, certamente que tomaram parte activa na estruturação pedagógica do ano lectivo. Há casos que podem sofrer ajustes, estão sempre a tempo de reformular situações, a bem de toda a comunidade escolar. Há actas para manifestar votações e opiniões...
Enfim...porque não tenta resolver essas situações de forma concertada e cordata nos órgãos pertinentes? Percebe-se que não morre de amores pela Comissão Administrativa Provisória, mas não é suposto esta ficar "ad eternum"...

Unknown disse...

Maria Mar, o profissionalismo não depende de simpatias. Acho que me subestima um pouco. LOL.

Quanto a ser cordato, não me está na natureza quando observo incompetentes impantes, como já deve ter notado pelas observações que faço, por exemplo à Câmara de Ourém. Com incompetentes modestos até sou um pouco tolerante. LOL.

Este assunto tem três dimensões: pedagógica, comunitária e política (todas em parte se sobrepõem).

Pedagógica: o assunto será discutido em conselho pedagógico assim que me derem oportunidade.

Comunitária: os professores, os alunos e os pais do alunos têm direito a conhecer opiniões alternativas à oficial, segundo a qual não era possível fazer melhor. Era (sempre foi) possível fazer melhor.

Política: para demonstrar (outra vez) que o critério do governo para educação não é a qualidade, mas sim a subserviência.

A tomada de posição pública tem ainda outra finalidade, impedir as "instâncias" de se comportar como se não me ouvissem. Porque este assunto já foi levado repetidamente às "instâncias" por pessoas mais "cordatas" do que eu. Mas esbarraram sempre com a "impossibilidade" de fazer melhor. Aliás, nem devia ser necessário alguém referir o assunto.

Poderão, obviamente, ignorar-me e deixar tudo como está. Mas não poderão esconder que quem dirigia a escola era largamente mais competente do que eles para a tarefa.

maria mar disse...

Independentemente das simpatias de cd um, o profissionalismo é intrinseco, nunca me passou pela cabeça pôr em causa o seu ou subestimá-lo. Claro que conhecendo-o nao o "conheço" mas sei k vai à luta, daí eu ter dito k existem as actas para registo de tudo o que é relevante (ou nao!...), o que claramente sabe.
Por mim, a dimensao da satisfaçao social no ensino prende-se com a eficácia das praticas pedagógicas.
Qt à dimensao politica sao tb os agentes das praticas pedgcs que podem fzr a diferença na qualidade, sem necessidade de subserviencia.
O que tentei transmitir no comment anterior é que deve animar-se, nariz p'ra cima, estao aqui estao aí as eleiçoes todas, do Agr inclusive, e "prontos"! tem de levar a "coisa" de forma mais leve e "saber pressionar", não foi o k disse no Olival? Noutro contexto, mas eu ouvi. LLLOOOLLL
Apetecia-me dizer um disparate mas, como nao me conhece (nao sou fig. publica como o Joao...LOL) fica para outro dia...
Bom dscanso e bom CP.

Unknown disse...

"Saber pressionar... com habilidade". Acha que esta minha forma de pressão é inábil?

maria mar disse...

Para ser sincera...sim! está a faltar-lhe a habilidade.
1º "com vinagre...", lá diz o povo.
2º...apetecia-me fzr uma comparaçaozita...LOL

maria mar disse...

eit...ontem apetecia-me tanto fazer esta analogia e hj tb, que lá vai:
A sua "habilidade" (nesta materia, claro)faz-me lembrar um elefante numa seara de trigo: deixa um rasto minusculo. LOL
E está proibido de ficar zangado cmg!...LOL

Unknown disse...

Não me zango nada. Mas a comparação com um elefante é... desproporcionada, atendendo à minha estatura. LOL

maria mar disse...

Essa da estatura eu sei, eu sei...

:)
cumps

Unknown disse...

Afinal os factos contradizem a sua opinião e tive alguma "habilidade" a pressionar. LOL. Resultado? Afinal não é o elefante que se mexe, é o trigo. Mais um momento "Monty Python"! LOL

Unknown disse...

Maria Mar, como é "parte interessada", pode ficar a saber que a nossa troca de comentários neste blogue foi lida (!!!!!) em pleno Conselho Pedagógico pela presidente da CAP.

Dá para perceber de que tipo de pessoa se trata. Depois de ler os meus textos publicados na imprensa e assinados por mim, perguntou-me se os textos eram da minha autoria e se eu confirmava. O que é verdadeiramente insólito, ler textos claramente contextualizados na campanha e pré-campanha num conselho pedagógico, ainda para mais sem refutar qualquer dos factos mencionados. Será que voltou a vigorar o delito de opinião e eu estou proibido de achar que a equipa anterior era mais competente?

Não sei o que passa pela cabeça daquela senhora. Mas com franqueza, se eu fiz publicar na imprensa para milhares de leitores, aqueles textos e os assinei, para que era aquela pergunta? É óbvio que são meus, é óbvio que é aquilo que eu penso.

Podia pensar e não dizer. Podia pensar e dizer anónimo. Mas não. Pensei, escrevi e tornei público.

Foi claramente uma tentativa infantil de condicionar a minha intervenção política, enquanto cidadão e enquanto candidato autárquico. Pffff

Unknown disse...

Foi simpática a comparação com um elefante e não com uma formiga, como sugere o título do blogue. Conhece a história do elefante e da formiga? Diz a formiga após uma corrida: - Já viste a poeira que nós fizemos?

maria mar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria mar disse...

Joao:
Sorry, publiquei um comment incompleto anteriormente.

Pois é...isso de lerem comments meus aos seus textos em CP é bom?...eu nao acho!
Nao gosto de saber (embora tenha perfeita noçao k os comments sao publicos), que contribuo para os seus problemas ou acrescimo dos mesmos, mas, aprecio a sua boa disposição no k respeita ao assunto.

Ah, o conceito de formiga é o de um bichinho trabalhador, mas...taditas, esmagam-se mais depressa k os "alifantes".
Comparei-o com um elefante, como certamente bem entendeu, por considerar que esse "biiiiig" rasto lhe pode trazer problemas...
Nao será tempo do "alifante" sossegar?
Vá lá...os felinos sao mais subtis, logo caçam melhor. Esses sim, "sabem pressionar... com habilidade"!

Bom domingo e...vote bem! LLLOOOLLL

Unknown disse...

Maria Mar, por estes dias não tenho estado na escola, por causa da campanha. Mas têm-me chegado ecos.

Afinal os horários foram modificados! E sabe quem foi desafiado a dar um contributo para isso? E sabe quem não se negou a mais esse esforço para além das obrigações comuns a todos os professores? Fui eu, pois fui.

O que mais me custou não foram as horas extra que dei à escola, foi ver a má vontade da presidente da CAP. Mesmo perante alterações com vantagens óbvias estava contra. Valeu a intervenção mais sensata dos outros dois membros da CAP, porque para a presidente não se mudava nada. O desejo dela devia ser que eu fosse lá gastar as minhas horas e depois não conseguisse fazer melhorias nenhumas.

Claro que se o assunto não tivesse saído no jornal ainda agora se estava a discutir "o sexo dos anjos" durante horas sem se avançar nada. É que há pessoas muito limitadas que nunca deveriam ocupar lugares de chefia.

Isto só me dá razão para continuar a preferir a escolha das direcções das escolas pelo método eleitoral. Há pessoas tão obviamente limitadas que pelos votos nunca chegariam lá, mas assim lá conseguem "with a little help from the friends".

maria mar disse...

Folgo saber k td correu bem Joao, a serio! Qd se gosta do k se faz, as hrs a mais nao contam, e se foi para melhorar...além disso as decisoes nao têm k ser unicefalas, para bem da qualidade do ensino nas nossas escolas.
E agora é o 2º round do CP? ou ja foi?...
Entao desejo k os novos horarios (melhorados!) façam a diferença (na vida da escola), pela diferença (de qualidade).
Cumps

Unknown disse...

2.º round do CP? Não me parece que seja uma questão de "rounds". Eu não estive no último pedagógico por estar em campanha, mas acho que o assunto ia ser debatido.

Sobre decisões unicéfalas, tenho mesmo de concordar que o sistema democrático é sempre o melhor. Isto das "lideranças fortes" é conversa típica de líderes fracos, como o Sócrates. Por causa dessa ideia, de que o melhor para as escolas é serem dirigidas por um iluminado ser superior, por causa dessa ideia é que chegamos a soluções despóticas tantas vezes.

Tenho pena de observar a CAP da minha escola, esquecida do que é um órgão colegial. Tomam-se decisões por uma só cabeça (que de resto é muito medianazinha) e os restantes elementos reverencialmente colocam-lhe a assinatura. Deve ser por solidariedade, mas quando se é solidário no erro por vezes também se acaba solidário nas consequências. Enfim, são mentalidades que me ultrapassam...