domingo, 1 de novembro de 2009

Um concelho que se move

Notícias de Ourém, Outubro 2009

Parabéns aos vencedores das eleições. Há grandes vitórias e vitórias que, sendo pequenas em escala, são enormes de significado.

A vitória mais evidente foi a de Paulo Fonseca. Mais do que duplicou os votos do PS em Ourém nas eleições de há quinze dias, e deu corpo à vontade geral de pôr fim a uma experiência autárquica de um PSD já sem rei nem roque. Os votos chegaram de todos os quadrantes: o CDS perdeu mais de 2.800 votos, o BE sem concorrer em Ourém valia mais de 1.400 votos, do PSD vieram mais de 800. Até os brancos, nulos e abstenção diminuíram para concentrar votos em Paulo Fonseca.

É um resultado notável, verdadeiramente abrangente, que impõe desde o primeiro momento uma enorme responsabilidade sobre uma pessoa só. Fazemos votos, para bem de Ourém, que consiga atingir os objectivos que apresentou. O primeiro dos objectivos, que era abrir muitos espíritos à possibilidade de encarar alternativas, já está conseguido.

Merecem também destaque os dois movimentos, MOIA no Olival e MVM na Freixianda, pelo novo dinamismo que fez com que mais pessoas acreditassem na democracia. Se é verdade que o MVM ganhou, também é verdade que o mais significativo exemplo de participação cívica tem de ser reconhecido ao MOIA. E os elementos que elegeu para a Assembleia de Freguesia farão necessariamente a diferença, pelo que já nos conseguiram mostrar.

Merece ainda um elogio sincero o PSD de Fátima, onde o partido mantém grande vitalidade, que traduz no resultado que conseguiu. Não é um acaso. Em outras freguesias sociologicamente tão ou mais PSD do que Fátima, as velhas soluções de sempre, sem horizontes nem ideias, deram origem a derrotas de grande simbolismo.

Quanto à CDU, em cujas listas concorri, alegro-me muito com a reeleição de Sérgio Ribeiro e tenho de destacar o enorme significado de na Ribeira do Fárrio ter eleito um elemento à Assembleia de Freguesia. O abandono da freguesia pelos restantes partidos foi assim "vingado". E em nome de uma democracia verdadeira, que desejamos manter, é importantíssimo que haja ao menos uma voz alternativa a representar a população.

O maior perdedor foi o PSD, não tanto por causa dos resultados, mas pelo comportamento infantil e despropositado da noite eleitoral em que expulsou da sua sede a rádio ABC Portugal, mesmo antes de se começarem a conhecer os resultados. É o retrato acabado daquilo em que se tornou o PSD de Ourém. Verdadeiramente lamentável.

3 comentários:

maria mar disse...

Olá Joao
Depois de tt tempo, 2 num dia...é dose! Bolinho? :)

Gosto de o ver reaparecer e de ler as suas analises. Quanto ao seu ultimo paragrafo, o onus da derrota, tal como uma certa espada, ficou só sobre uma cabeça. Todas as outras se evaporaram na noite em que a ABC foi impedida de entrar na sede do PSD. VF assumiu a derrota completamente só, sem apoio das gentes que o rodeariam se tivesse ganho. Eles já tinham recebido o "pulsar" do concelho e já sabiam. O facto de terem tomado esta(s) atitude(s) tb permite aos de fora ver a realidade do partido, os interesses que se movem nas suas entranhas. Isto sou só eu a pensar, que nao sou política.
Cumps

Unknown disse...

É que a dispensa profissional para campanha não é dispensa de serviço. As duas semanas de ausência da escola atrasaram-me o serviço e tenho andado a orientar-me. Estes textos já estavam "em carteira" desde que foram publicados na imprensa, mas ainda não tinha havido oportunidade de os publicar aqui. Está feito! Já estou quase, quase reorganizado.

A lei eleitoral está feita para os "profissionais" da política, não está feita para os cidadãos participarem. É só obstáculos por todo o lado, é preciso cá uma força de vontade para continuar a insistir...

maria mar disse...

Ainda bem que ja está quase organizado. Agora é voltar às rotinas, com uma experiencia de vida acrescida.
Bom trabalho e força, que ja só falta mês e meio para acabar o 1º trimestre.
cumps