segunda-feira, 16 de julho de 2007

É a estratégia...

Notícias de Ourém, Junho 2006

É o xadrez o jogo por excelência que assenta na estratégia. Mas bem vistas as coisas, para ganhar, qualquer que seja o jogo ou a jogada, nunca basta a força bruta e ainda menos a força de vontade: é preciso usar a cabeça.
Lemos há pouco no Notícias de Ourém os comentários do presidente da Câmara de Tomar sobre a estação de Fátima: “estação de Fátima em Caxarias é uma opção ridícula e provinciana... Chão de Maçãs fica servida pelo nó do IC9, Caxarias é servida por uma estrada secundária, cheia de curvas”. É preciso dizê-lo: infelizmente ele tem razão.
Durante anos em Ourém assistimos a movimentações, com mais ou menos espectáculo, que deveriam garantir para Caxarias os comboios do turismo de Fátima. Até se quis mudar o nome da estação. Tudo, mais ou menos, fogo de vista. Tudo, mais ou menos, com a técnica do costume: muito voluntarismo e força de vontade, pouca estratégia e pouca astúcia.
Em Tomar, pelo contrário, planeou-se e executou-se o projecto de servir a estação de Vale dos Ovos / Fátima com bons acessos rodoviários, através de um nó do IC9. E agora todos os trunfos estão do lado deles. Conforme diz o presidente da Câmara de Tomar, Caxarias está mesmo mal servida de estradas. É verdade. Está em desvantagem. É verdade.
E como é que chegámos a esta situação? Foi tudo uma questão de estratégia: uns têm, outros não. Quanto às boas intenções de Ourém para a estação de Caxarias, é caso para dizer: Xeque ao Rei!
As voltas que tem levado o IC9 relativamente ao atravessamento do concelho de Ourém são a imagem do conceito de planeamento que se instalou no Município: hoje é assim, amanhã é assado. Se bem me lembro (e ando nisto há relativamente pouco tempo), a ideia original era melhorar os acessos a Leiria. A ideia era uma boa ideia. Mas alguém arranjou maneira de a estragar. Já dizia Camões, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e o projecto deu uma volta. A ligação a Leiria caiu no esquecimento e o importante passou a ser, com grande espanto de todos, a ligação a... Porto de Mós! Pelo caminho, mais de metade do concelho de Ourém ficou longe das grandes acessibilidades.
Depois, embora com pouca vontade, a Câmara viu-se obrigada por Lei a fazer um Plano. Um Plano Director Municipal! E a ideia fixa de um IC9 mal traçado ganhou toda a força de um PDM. Até que afinal... parece que não, muda-se tudo mais uma vez, para passar um pouco mais pelo meio do concelho.
Por sorte, o traçado agora preferido já não é tão absurdo como o que foi marcado no PDM. Mas, mesmo assim, continua a ser o espelho de duas grandes oportunidades perdidas. A primeira delas, a mais evidente, era a oportunidade de resolver a ligação de Ourém a Leiria. Esse é um assunto esquecido, nunca é referido, não está nas prioridades da política do Concelho. A segunda oportunidade perdida foi a de colocar Caxarias no centro de uma rede de vias de comunicação de nível regional. Nem a Junta de Freguesia nem a Câmara Municipal estiveram à altura para ganhar este desafio. E quem aproveitou a oportunidade foi Tomar, que teve a inteligência de garantir a tempo os argumentos para desenvolver a estação de Vale dos Ovos.
Podem acusar-me de ser outra vez a voz da oposição, mas, vistas bem as coisas, este assunto não chega a ser um assunto de política. Em Ourém e em Tomar o partido do poder é o mesmo, a capacidade estratégica é que não é igual.
Neste e noutros casos, os municípios vizinhos vão colocando discretamente as peças no tabuleiro. Em Ourém, os inquilinos da Câmara andam distraídos e os eleitores que os apoiam parece que também não querem ver. De repente acordamos para a realidade e, quando ainda não acabámos a última jogada, recebemos uma resposta educada: acabou-se o jogo, Xeque-Mate!

Sem comentários: